Inicio / Eventos

Eventos

                                              Por ser um município privilegiado geograficamente, Camocim de São Félix entra num circuito que contempla as cidades com visibilidade para o turismo. Paisagens naturais deslumbrantes, museu com um dos maiores acervos de Pernambuco, Convento do Carmo e o clima – cartão de apresentação camocifelicense integram um vasto cardápio turístico.

Quem conhece a cidade, o seu povo, as temperaturas amenas e a sua rotina não deixa de levar na bagagem boas recordações e o desejo de retornar.

CAMOCIM DE SÃO FÉLIX – CIDADE DOS GRANDES EVENTOS

Religiosidade, cultura e celebração das tradições integram o cardápio anual de eventos do município.

FESTA DE SÃO FÉLIX  – Janeiro

Registros antigos apontam que a devoção a São Félix de Cantalice remonta às origens de Camocim. No Livro de Tombo Nº1 da Paróquia de São Félix de Cantalice, observa-se que Clementino Semente, proprietário da fazenda onde seria no futuro localizada a cidade de Camocim, deciciu oferecer assitência cristã e catequese. Com esse pensamento, patrocinou a realização de missões com frades capuchinhos que incentivaram a construção de uma capela.

” O certo é que em dias de janeiro de 1885 dois missionários capuchinhos, a frente o Frei Venacio, do Convento da Penha no Recife, embarcaram na Estação de Cinco Pontas com destino a cidade de Palmares de onde atravessaram a cavalo, setenta quilômetros até a Fazenda Camocim do esforçado agricultor, agora radiante pela vitória alcançada. No dia 28 de janeiro de 1885 celebrou-se pela primeira vez o Santo Sacrifício da Missa” (Livro de Tombo Nº 001 – 1940 / Paróquia São Félix de Cantalice)

A capela, então seria dedicada ao confrade dos frades capuchinhos, São Félix de Cantalice, que passou a ser cultuado como protetor da comunidade nascente.

O Santuário Católico indica a festividade de São Félix de Cantalice no dia 18 de maio. No entanto, desde os inícios, se convencionou a realização da festa em janeiro. Os pioneiros apontam dificuldades relacionadas com o rigoroso regime de chuvas e excessivo frio de maio – a lama das ruas sem calçamento e as rajadas de vento geladas não permitiam bem celebrar o padroeiro.

O Tombo de 1940 já indica que a Festa de São Félix mesclava religiosidade e cultura local. Em dado momento, relata o importante livro histórico:

“A principal rua foi tomada por barracas diversas, muitas de bom gosto. Carrocéis e outras diversões populares também foram observadas”. 

Com o passar do tempo, foram inseridas na programação cultural bailes, apresentações de expressões culturais locais, pastoris, rodas de mazurca. Nas décadas de 80 e 90 do século passado foram inseridos shows em praça pública. Até 2005, a parte festiva era realizada na Avenida Siqueira Campos, Praça São Félix e ruas adjacentes. A partir de 2006, a festividade foi deslocada para a Avenida Coronel João Bezerra (Rua de Bonito), Agamenon Magalhães, melhorando consideravelmente a organização e projeção do evento.

A Festa de São Félix é a festividade das famílias. Filhos ausentes (que moram inclusive em outros Estados) retornam para a cidade. A Programação Religiosa, coordenada pelos Frades Carmelitas, traz a procissão da Bandeira, Novenário, procissão dos motoristas, celebrações solenes, shows religiosos e a grande procissão com o andor do Padroeiro – a maior manifestação de fé.  Por onde a procissão passa, o respeito e emoção toma conta dos que estão a observar ou acompanhar a procissão.

A grade cultural, oferecida pela Prefeitura do Município, contempla apresentações culturais e artísticas, instalação de parque de diversões e shows com atrações locais, regionais e nacionais.

 

Carnaval – Fevereiro ou Março

 

As fitas e bandeirolas na Avenida Siqueira Campos e Praça São Félix avisam que o Carnaval se aproxima Os blocos começam a se organizar para fazer os tradicionais desfiles e arrastar foliões pelas ruas.

O Galo da Madrugada, na alta hora da sexta que antecede o Zé-Pereira inaugura os festejos de Momo da cidade, com orquestra de frevo, paredões e a participação maciça de foliões de Camocim e cidades vizinhas.

A programação se estende até a terça-feira “gorda”, com desfiles de blocos e troças; concurso da Rainha do Carnaval; tradicional “Zé-Pereira”; manhã de sol e “Jogo das Catraias” no Estádio Evaldão e shows na Praça São Félix.

Camocim de São Félix também é procurada no período de Carnaval por aqueles que querem fugir da folia e aproveitar o feriado para descanso. O Convento do Carmo oferece retiros religiosos, além de ter a área de hotelaria com ocupação máxima de famílias vindas principalmente das grandes cidades.

 

SEMANA SANTA

 

Procissão do Encontro na Sexta-Feira da Paixão. Foto: José Batista Neto

Com cristianismo predominante e 70% da população que se declara “católica” (Senso IBGE 2010); A Semana Santa na cidade é contemplada com uma programação especial, já iniciando no domingo que antecede, o “Domingo de Ramos”, com a procissão dos Ramos pelas Ruas e Avenidas. Cada dia da semana é marcada por uma celebração específica, tendo por ponto alto, o Canto da Paixão (Sexta-feira); Procissão do Encontro (Sexta-feira); Vigília Pascal (Sábado de Aleluia).

Nesse mesmo período, o Grupo de Teatro Camocim, integrado por jovens da comunidade, apresenta a Paixão de Cristo. Por alguns anos, a encenação era desenvolvida em Praça Pública. Por medidas estruturais e de organização, o grupo levou a apresentação para um novo espaço, no Ginásio Poliesportivo Romero Inácio, com um novo figurino e cenografia.

FESTIVIDADES JUNINAS  – Junho 

Camocim de São Félix entra no circuito das Festividades Juninas, oferecendo vasta programação que contempla o autêntico forró e manifestações culturais de época. O centro da cidade, mais precisamente a Praça São Félix e adjacências são transformadas num grande Pátio do Forró, com montagem do palhoção, palhoça pé-de-serra, instalação de bares e barracas com comidas e bebidas típicas.

O “Forró na Roça” é mais um atrativo da época. Em cada final de semana do mês junino, uma comunidade rural sedia o “arraiá”, com forró pé-de-serra, quadrilhas juninas, comidas e bebidas típicas.

As expressões do período e suas manifestações são incluídas e organizadas num calendário de apresentações culturais: quadrilhas tradicionais e estilizadas; desfile dos bacamarteiros; a irreverência do Casamento Matuto; mazurca; coco de roda, entre outras.

A Caminhada do Forró também está inserida no Calendário Junino. Trio Elétrico e banda arrasta uma multidão que caminham desde o Estádio Evaldo Cabral, às margens da PE 103 até o centro da cidade, ao som de muito forró estilizado e tradicional.

JOÃO PEDRO – Julho

Um dos maiores e mais esperados eventos fora de época da região, faz recordação dos festejos juninos com a presença de atrações de nível local, regional e nacional. O nome “João Pedro”, nasceu da junção criativa dos nomes dos principais santos festejados no Nordeste no período junino (São João e São Pedro).

O João Pedro é nos dias atuais um dos maiores eventos do Agreste de Pernambuco, com público geral superior a 60 mil pessoas.

SEMANA DA PÁTRIA – Setembro

Os dias que antecedem o 7 de setembro são celebrados nas escolas das redes municipal, estadual e particular através de práticas e eventos que trabalham o aspecto do patriotismo e valorização à Pátria. Nesse período, os desfiles são organizados.

Desfile Cívico. Foto: Wesley Vieira /ASCOM PMCSF

No dia 7 de setembro, a programação tem inicio com o hasteamento dos pavilhões na Sede do Poder Executivo Municipal, ao som dos hinos e dobrados executados pela Banda Musical Santa Cecília. A programação segue a tarde com o desfile cívico, acompanhado pela população que renova o sentimento de amor ao Brasil através da contemplação dos temas apresentados pelos educandários em Praça Pública.

CAVALGADAS

 

Um passeio equestre irreverente em que se torna possível conhecer e desfrutar das belezas naturais do Município.  O tomate é uma das culturas chaves da cidade, denominando o evento. A Cavalgada tem início com a concentração, onde é servido um suculento café-da-manhã. Ainda pela manhã, o cavaleiros e amazonas saem em desfile pela cidade até a Matriz de São Félix, local da bênção da cavalgada. Após o momento de oração, a cavalgada parte para o percurso, regado a cerveja e outras bebidas. No “bate-sela”, é servido o almoço regado a muito forró.

ENCONTRO DE CARROS CLÁSSICOS – Dezembro

 

Camocim de São Félix recebe amantes dos modelos antigos de carros de várias cidades de Pernambuco. Modelos apresentados por colecionadores que chama a atenção, atraindo os turistas que posam para fotos ao lado dos veículos.

FESTIVIDADES NATALINAS – Dezembro

Os preparativos para as celebrações natalinas se iniciam nos primeiros dias de dezembro. A cidade recebe decoração iluminada nas principais avenidas e prédios públicos.  Os moradores entram no clima e ornamentam residências, varandas e sacadas.

A programação contempla elementos culturais e religiosos. O ponto alto é a Solenidade do Natal, na Matriz de São Félix de Cantalice sucedida por apresentação de Pastoril, cantatas, corais e encenações natalinas.

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA – 29 de Dezembro

O dia 29 de dezembro representa o ponto alto do orgulho de ser camociense. A cidade celebra o seu aniversário, relembrando toda a luta dos antepassados para a construção da Camocim de São Félix atual. As festividades são iniciadas com a Alvorada Festiva, executada pela Banda Musical Santa Cecília que desfila pelas avenidas e ruas, executando dobrados. Ao som do Hino de Camocim de São Félix, o hasteamento das bandeiras é feito na Prefeitura. A tarde, acontece o desfile cívico e encontro de bandas marciais. Na oportunidade, a Administração faz a entrega de benfeitorias à população. Missa em ação de graças e shows encerram as comemorações do grande dia.

RÉVEILLON

O Ano Novo é gera grande expectativa na cidade. Na passagem do ano, uma queima de fogos com cerca de 15 minutos e shows marcam a chegada de mais uma etapa.